Cuidados com a Gripe

//Cuidados com a Gripe

Cuidados com a Gripe

A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas.

Lave as mãos antes do almoço:

Sua mãe sempre esteve certa. O importante é lavar as mãos sempre que possível ou recomendado. Segundo um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, após usar um banheiro, cerca de 200 milhões de bactérias ficam nas suas mãos (principalmente após pegar na tampa do vaso, maçaneta da porta, etc). Ao manusear dinheiro, corrimão, ônibus, as mãos carregam bactérias e vírus. Por isso, a dica de lavar as mãos sempre após manusear ou pegar em objetos que possam ter sido tocados por outras pessoas, principalmente antes de comer, mas de preferência a todo o momento.

Proteja boca e nariz ao espirrar:

Use sempre lenços de papel, sendo que após o uso deverá ir imediatamente para o lixo. Proteger com lenços descartáveis a boca e nariz ao tossir, evita disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade do uso de lenço, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

Evitar tocar no rosto:

Evitar tocar o rosto é uma boa medida de prevenção. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Não compartilhe objetos de uso pessoal:

A transmissão do vírus da gripe também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

2019-05-03T15:10:41-03:00 maio 3rd, 2019|Saúde|