AUDIOMETRIA 2017-11-23T16:26:24-03:00

AUDIOMETRIA

Que exame é esse?

O objetivo da audiometria é medir a sensibilidade auditiva em função da frequência (sons graves/médios/agudos); esta medida da sensibilidade para diferentes frequências pode mostrar que uma pessoa consegue ouvir bem alguns sons, mas apresenta perda auditiva para outros. Esse exame, além de identificar a presença de perda auditiva, também pode especificar o seu tipo e grau. Este é um dos testes da avaliação básica da audição.
A audiometria vocal ou logoaudiometria permite verificar a capacidade de detecção e reconhecimento de palavras, confirmando os limiares da audiometria.

Como é feito o exame?

O paciente é colocado sentado em uma cabine acusticamente tratada contra ruídos externos. Em seguida, são colocados fones de ouvido e o paciente é orientado a apertar um botão toda vez que ouvir o estímulo. Para a audiometria vocal são lidas de palavras pelo profissional e o paciente deve repeti-las da maneira como entendeu.
Em crianças, esse exame é feito de forma lúdica.
A audiometria é considerada um método subjetivo, pois o profissional que está realizado o teste depende das respostas do paciente.

Indicações Clínicas

• Pacientes com queixa de: diminuição da audição, zumbido, tontura, sensação de “ouvido tampado”;
• Paciente com infecções de ouvido (agudas ou crônicas);
• Paciente que trabalham em ambientes com níveis elevados de pressão sonora;
• Pacientes que foram submetidos a alguma cirurgia de ouvido;
• Controle de evolução e tratamento de doenças que afetam a audição.
• Monitoramento auditivo em casos de pacientes submetidos à quimioterapia.

AUDIOMETRIA
AUDIOMETRIA